Notícias

2ª Conferência Internacional: Intervenções Assistidas por Animais

on 2nd November 2016

Decorreu nos dias 28 e 29 de outubro a 2ª Conferência Internacional: Intervenções Assistidas por Animais no Centro Cultural de Cascais. Durante dois dias especialistas, portugueses e espanhóis, reuniram-se em Cascais para debater o tema – Intervenções Assistidas por Animais. O animal como parte integrante de diversas intervenções em áreas como a saúde e educação, em que a presença do mesmo é um facilitador para atingir resultados positivos. O recurso a Intervenções Assistidas por Animais (IAA) é cada vez maior e, por esse motivo, vários técnicos, especificamente psicólogos, professores e médicos, treinadores irão debater, em Cascais, a aplicação deste tipo de intervenções em casos como demência, espetro de autismo, consumos aditivos, doentes hospitalizados e idosos.

Em contextos que vão da escola ao hospital, passando por instituições de intervenção na área da saúde mental. Este ano abordaremos a de intervenção de vários animais, cães de terapia, cães de assistência e também cavalos, possibilitando aos participantes uma parte prática com a realização de workshops.

A Conferência foi organizada pela Cascais Jovem – Espaço S sob a coordenação da Rosário Grou. A Associação São Francisco de Assis foi convidada para estar presente no painel Desafios da Proteção Animal no Século XXI tendo como representantes o Vice-Presidente, João Salgado e a Responsável de Unidade Bem-estar Animal, Maria João Pulido, estes realçaram a importância deste tipo de iniciativa não só para sensibilizar a população em geral como para troca de experiências entre os profissionais da área.
A sessão de encerramento contou com a presença do Sr. Vereador da Câmara Municipal de Cascais, Ricardo Batista Leite.

 

 

Share this post:
Cristina Almeida2ª Conferência Internacional: Intervenções Assistidas por Animais