Quem Somos

História:
Em Agosto de 1997 a Câmara Municipal de Cascais, a então Junta de Turismo da Costa do Estoril e as Juntas de Freguesia do Concelho de Cascais, uniram esforços no sentido da criação de uma entidade de direito privado, com o objetivo de proteger os animais de companhia, abandonados ou perdidos, no seu território.

Nasceu assim à data, a Fundação São Francisco de Assis, mais tarde (em 2013) transformada em Fundação Pública, por força das alterações legislativas introduzidas.

Em 7 de Junho de 2011, ainda enquanto Fundação São Francisco de Assis fomos distinguidos pelo Município de Cascais com a Medalha de Mérito Municipal de Defesa da Natureza e do Meio Ambiente.

Contudo e porque o mundo muda, nós mudamos com ele. Assim, e por decisão do seu Conselho de Curadores, foi proposta aos Órgãos do Município de Cascais (Câmara e Assembleia Municipal) a transformação da Fundação em Associação de direito privado, sem fins lucrativos.

Uma alteração (consumada por escritura pública realizada em 4 de fevereiro de 2015) e consubstanciada na convicção de que quanto mais abrirmos a nossa instituição à participação da sociedade civil, quanto mais apostarmos na criação de redes e no fomento da participação dos cidadãos, mais bem-sucedida será a nossa missão.

Somos por isso agora, a Associação São Francisco de Assis – Cascais.


Atividade:
Iniciada em 2001 com a construção das atuais instalações, com uma capacidade para aproximadamente 120 canídeos e 60 felídeos, num espaço amplo situado no Zambujeiro, Alcabideche.

Nestes anos de atividade, já resgatámos da rua e do Canil Municipal até agora, cerca de 4.550 animais, que colocámos em adoção e cuja taxa de sucesso é superior a 90% o que revela bem da capacidade de promoção da adoção responsável.

Todos os animais que são entregues ao nosso cuidado ou por nós resgatados são observados pelo nosso Corpo Clínico, sujeitos a um período de quarentena, tratados e depois de estarem fisicamente aptos, esterilizados, vacinados, chipados e colocados no sistema de adoção, através de uma ampla divulgação.

Com o objetivo de apoiar a nossa atividade, investimos na criação de uma Clínica Veterinária, destinada exclusivamente aos animais aqui residentes e a todos os que aqui são adotados.

Do ponto de vista comercial, e tendo presente a necessidade de acautelar a maior sustentabilidade financeira possível, dispomos de um Pet Crematorium (um equipamento que permite garantir a máxima dignidade aos animais até ao último momento) e de um ponto de comercialização de rações animais, onde é possível adquirir produtos de qualidade a preços altamente competitivos.

No ano de 2011, lançámos em colaboração com diversas Associações Zoófilas do Concelho, Médicos Veterinários e com a Câmara Municipal de Cascais, uma Campanha de Esterilização de Animais Errantes, que tem contribuído para a diminuição deste fenómeno e para a prevenção de zoonoses.

A SFA – Cascais é visitada anualmente por cerca de 5.000 pessoas.


A Nossa Missão:

O nosso objetivo primordial é garantir aos animais errantes, abandonados ou vítimas de maus tratos no Concelho de Cascais, um espaço onde possam ser recebidos, tratados, acarinhados e encaminhados para uma família que lhes garanta uma vida com a dignidade e o respeito que merecem, através dos princípio da adoção responsável e fieis ao Conceito das CINCO LIBERDADES, numa missão que exige o melhor de todos nós e daqueles que diariamente nos acompanham: Amigos, Sócios, Voluntários.


A Nossa Visão:

Os animais são seres vivos, não são objetos. Por isso, fazemos o que nos move, o que nos apaixona, o que nos motiva: tratamo-los com todo o carinho e com todo o humanismo.


Os Nossos Valores:

Acreditamos que a sociedade deve evoluir cada vez mais no sentido da prevenção dos comportamentos desviantes em matéria de abandono e maus tratos dos animais, na convicção de que essa evolução passa essencialmente pela sensibilização de toda a comunidade: “A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados” (Mahatma Gandhi). Pela nossa parte e à nossa escala, a partir de Cascais, diariamente damos o nosso contributo.

Estatutos Associação São Francisco de Assis

wb_top_accessQuem Somos