Notícias

Congresso Europeu de Bem-estar animal

on 24th October 2016

Decorreu até domingo, 23 de outubro, no Teatro Gil Vicente, o Congresso Europeu de Bem-estar Animal e Medicina Comportamental, que teve como objetivo discutir temas das áreas de bem-estar animal, ética e medicina.
Este congresso resultou de uma iniciativa das organizações European College of Animal Welfare and Behavioural Medicine (ECAWBM), Animal Welfare Science, Ethics and Law Veterinary Association (AWSELVA), European Society of Veterinary Clinical Ethology (ESVCE) e da portuguesa PSIANIMAL – Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-estar Animal.
Pedro Campilho, presidente da direção da Associação São Francisco de Assis (SFA Cascais) destaca a relevância de “mostrar Cascais como uma Vila de Congressos em termos de turismo de qualidade”. Por outro lado, o presidente da direção salientou a importância deste Congresso, e dos temas nele abordados, pelo valor pedagógico que constituem para toda uma população e sobretudo para os que lidam com animais. “São as pessoas que alertam as autoridades e a Associação quando há casos de animais acidentados ou maus tratos”, acrescentou Pedro Campilho.
Para acorrer a esses casos, a Associação São Francisco de Assis tem um piquete a funcionar 24 horas por dia e acordos com a PSP, as polícias municipal e marítima.
Alertada a Associação para casos de animais acidentados, abandonados ou maltratados, o piquete, recolhe o animal e já na Associação é feita uma avaliação do estado de saúde, tratado e mais tarde vacinado e esterilizado antes de estar preparado para adoção. A SFA Cascais promove acima de tudo adoções responsáveis que este ano subiram 20% em relação ao ano anterior e que a esta data já ascendem a 394 adoções.
Para além da promoção ativa da adoção responsável, o Trilho Canino, o Dia do Animal, ações de sensibilização da população e campanhas nas redes sociais são algumas das iniciativas que a Câmara Municipal de Cascais e a Associação São Francisco de Assis promovem no respeito pela dignidade da vida Animal e o combate ao abandono, como princípios fundamentais do bem-estar animal.
Nesse sentido, Cascais é um concelho pioneiro no reconhecimento da importância que os animais de companhia assumem para a melhoria das condições de vida, nomeadamente para o bem-estar físico e psíquico, das populações.
Veja AQUI a intervenção do presidente da Direção

Share this post:
Cristina AlmeidaCongresso Europeu de Bem-estar animal