Quem Somos

História:
Em Agosto de 1997 a Câmara Municipal de Cascais, a então Junta de Turismo da Costa do Estoril e as Juntas de Freguesia do Concelho de Cascais, uniram esforços no sentido da criação de uma entidade de direito privado, com o objetivo de proteger os animais de companhia, abandonados ou perdidos, no seu território.

Nasceu assim à data, a Fundação São Francisco de Assis, mais tarde (em 2013) transformada em Fundação Pública, por força das alterações legislativas introduzidas.

Em 7 de Junho de 2011, ainda enquanto Fundação São Francisco de Assis fomos distinguidos pelo Município de Cascais com a Medalha de Mérito Municipal de Defesa da Natureza e do Meio Ambiente.

Contudo e porque o mundo muda, nós mudamos com ele. Assim, e por decisão do seu Conselho de Curadores, foi proposta aos Órgãos do Município de Cascais (Câmara e Assembleia Municipal) a transformação da Fundação em Associação de direito privado, sem fins lucrativos.

Uma alteração (consumada por escritura pública realizada em 4 de fevereiro de 2015) e consubstanciada na convicção de que quanto mais abrirmos a nossa instituição à participação da sociedade civil, quanto mais apostarmos na criação de redes e no fomento da participação dos cidadãos, mais bem-sucedida será a nossa missão.

Somos por isso agora, a Associação São Francisco de Assis – Cascais.


Atividade:
Iniciada em 2001 com a construção das atuais instalações, o Centro de Proteção Animal de Cascais possui hoje uma capacidade instalada de acolhimento de cerca de 650 animais, num espaço amplo situado no Zambujeiro, Alcabideche.

Nestes anos de atividade, já resgatámos da rua e do Canil Municipal até agora, cerca de 8.500 animais, que colocámos em adoção e cuja taxa de sucesso é superior a 97% o que revela bem da capacidade de promoção da adoção responsável.

Todos os animais que são entregues ao nosso cuidado ou por nós resgatados são observados pelo nosso Corpo Clínico, sujeitos a um período de quarentena, tratados e depois de estarem fisicamente aptos, esterilizados, vacinados, chipados e colocados no sistema de adoção, através de uma ampla divulgação.

Com o objetivo de apoiar a nossa atividade, investimos na criação de uma Clínica Veterinária, destinada exclusivamente aos animais aqui residentes e a todos os que aqui são adotados.

Do ponto de vista comercial, e tendo presente a necessidade de acautelar a maior sustentabilidade financeira possível, dispomos de um Pet Crematorium (um equipamento que permite garantir a máxima dignidade aos animais até ao último momento) e de um ponto de comercialização de rações animais, onde é possível adquirir produtos de qualidade a preços altamente competitivos.

No ano de 2011, lançámos em colaboração com diversas Associações Zoófilas do Concelho, Médicos Veterinários e com a Câmara Municipal de Cascais, uma Campanha de Esterilização de Animais Errantes, que tem contribuído para a diminuição deste fenómeno e para a prevenção de zoonoses.

A SFA – Cascais é visitada anualmente por cerca de 5.000 pessoas.


A Nossa Missão:

O nosso objetivo primordial é garantir aos animais errantes, abandonados ou vítimas de maus tratos no Concelho de Cascais, um espaço onde possam ser recebidos, tratados, acarinhados e encaminhados para uma família que lhes garanta uma vida com a dignidade e o respeito que merecem, através dos princípio da adoção responsável e fieis ao Conceito das CINCO LIBERDADES, numa missão que exige o melhor de todos nós e daqueles que diariamente nos acompanham: Amigos, Sócios, Voluntários.


A Nossa Visão:

Os animais são seres vivos, não são objetos. Por isso, fazemos o que nos move, o que nos apaixona, o que nos motiva: tratamo-los com todo o carinho e com todo o humanismo.


Os Nossos Valores:

Acreditamos que a sociedade deve evoluir cada vez mais no sentido da prevenção dos comportamentos desviantes em matéria de abandono e maus tratos dos animais, na convicção de que essa evolução passa essencialmente pela sensibilização de toda a comunidade: “A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados” (Mahatma Gandhi). Pela nossa parte e à nossa escala, a partir de Cascais, diariamente damos o nosso contributo.

Estatutos Associação São Francisco de Assis

wb_top_accessQuem Somos